Por mais de 30 anos, o fotógrafo francês Kevin Couliau percorreu o mundo procurando as melhores quadras de basquete.

19:26:00


Por mais de 30 anos, o fotógrafo francês Kevin Couliau percorreu o mundo procurando as melhores quadras de basquete. Sua paixão pelo jogo começou em sua infância e atingiu o ponto alto em seu documentário de 2012, Doin 'It In The Park , no qual resgata a história da cena de basquete de Nova York . Hoje, Couliau trabalha como fotógrafo e diretor para grandes marcas, mídia e a NBA.

Sempre que ele está viajando, mantém um olho — e sua câmera apontada — para os lugares mais especiais. Na sua mais recente exposição fotográfica em Paris, Sphère d'influence (Esfera de Influência ), ele mostrou suas 50 melhores fotos. Conheci Kevin e pedi que fizesse uma seleção mais reduzida que chegasse nas suas nove fotos favoritas e nos explicasse o que as torna tão especiais para ele.

Washington Park, Chicago

"Esta é provavelmente a minha foto favorita de toda a exposição. Depois de uma exibição em Chicago do meu documentário Doin 'It in the Park em 2013, eu caminhei até os campos do Washington Park. Quando cheguei lá, essas crianças estavam jogando 3 contra 3, Mas, assim que me viram tirar fotos, eles pararam e começaram a posar. Jogadores em Nova York e Chicago sempre parecem naturais na frente de uma câmera ".

Hong Kong

"Para mim, Hong Kong tem as mais belas quadras do mundo — a arquitetura, as cores e a limpeza são inigualáveis. Foi muito difícil encontrar essa quadra em particular, que está no segundo andar de um prédio de estacionamento."

Kébémer, Senegal

"Em 2014, viajei com a estrela da NBA, Gorgui Dieng, para a cidade natal de Kébémer, no noroeste do Senegal, em um projeto para renovar as quadras locais em que ele [jogava quando] era criança. O cara que está posando na foto é o primo de Gorgui, Adama Samb. Tantos jovens atletas africanos de sucesso estão investindo seu dinheiro nas comunidades em que cresceram — esta foto simboliza isso."

Brooklyn, New York

"Como parte do documentário que fizemos, visitamos 180 quadras em Nova York. Esta no Brooklyn era extremamente popular na década de 1980, mas as crianças locais se aborreceram e passaram [a jogar] nas quadras mais novas. Eu acho essa imagem poética, porque no basquete os jogadores dominam o ar com a mesma facilidade que esses pombos."

Clybourn Park, Chicago

"Esta foto foi tirada no Clybourn Park, Chicago em 2015. A quadra é famosa por ter servido de cenário ao icônico filme de 1994 Hoop Dreams . Tive a sorte de me deparar com essas duas crianças jogando a única vez em que realmente fui lá ". 

Bir-Hakeim, Paris

"Este é o campo de jogos Bir-Hakeim, logo abaixo da Torre Eiffel. Esta foto tem muito valor sentimental para mim, porque a quadra foi demolida recentemente e substituída por um desses estádios atléticos horríveis que você vê em todo o mundo. Na minha opinião, esta foi a quadra mais bonita de Paris ".

Manila, Philippines

"Foto de 2013 [feita] em Manila, a capital das Filipinas, durante a nossa turnê mundial para [a gravação do] Doin 'It . A maioria dos fãs de basquete diz que Nova York é a casa cultural do esporte, mas achei que as pessoas nas Filipinas eram as mais apaixonadas. O basquete é o esporte nacional lá — na mesma rua, você pode encontrar cinco aros de basquete, a 15 metros de distância. Mas a maioria dos jogadores tem muito pouco equipamento — as crianças brincam com os pés descalços ou com chinelo e a borda da quadra é feita com pedras grandes ".

Kampala, Uganda

"Esta foi feita em Kampala, a capital do Uganda. Eu estava lá para documentar um evento chamado Giants of Africa, uma série de campos de treinamento que visa entregar a próxima geração de grandes jogadores de basquete africanos. A edição de 2017 [do evento] aconteceu em escola americana que tinha essa quadra, um dos cenários mais impressionantes que já fotografei. Depois de todos esses anos pesquisando as quadras mais bonitas ao redor do mundo. não posso acreditar que descobri esse lugar apenas neste ano ".

New Jersey

"Esta quadra está em Nova Jersey, mas eu não quero revelar onde — quero que as pessoas a encontrem por si mesmas. Durante a filmagem de Doin ', nós procuramos um lugar especial para definir a cena de abertura do documentário. Chegamos [à quadra] ao nascer do sol para que pudéssemos apreciar a vista do horizonte de Manhattan. Na foto, você pode ver o meu co-diretor, Bobbito Garcia, arremessando enquanto eu estava preparando meu equipamento. Esta foto é muito especial porque eu lembro de todo o trabalho feito para chegar onde estávamos, na manhã certa ".

Você pode encontrar mais do trabalho de Kevin Couliau em seu site e noInstagram .


Esta matéria foi originalmente publicada na VICE França e Traduzida pela Vice Brasil

You Might Also Like

0 comentários

Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *