Nike finalmente revela o Nike Adapt BB, tênis que se ajusta a partir da interação com Smartphone

14:24:00


Obtendo o ajuste certo de um sapato de desempenho é pessoal e complicado. Considere basquete: Ao longo de um jogo de basquete, o pé pode se expandir quase metade do tamanho durante o jogo. Um nível de ajuste que se sente confortável em um ponto pode parecer constritivo apenas 24 minutos depois. Como as necessidades do pé mudam a qualquer momento com base no esporte, em sua duração e em movimentos específicos, como um corte para cesta, "encaixe perfeito" é um alvo flutuante.

O esforço para refinar o ajuste gerou uma série de plataformas inovadoras através da história da Nike - Huarache, Flywire e Flyknit, para citar algumas. Talvez nenhum deles tenha sido mais crítico para o avanço do ajuste personalizado do que a introdução do Nike HyperAdapt 1.0, o primeira tênis de desempenho multiuso da Nike a apresentar alimentação elétrica.

Agora, a Nike encontrou sua solução de ajuste mais avançada até hoje: Nike Adapt, uma plataforma que cria um ajuste verdadeiramente personalizado combinando um avançado sistema de ativação de energia, um aplicativo e firmware continuamente atualizado, apresentados no novo tênis de basquete Nike Adapt BB.

"Nós escolhemos o basquete como o primeiro esporte para o Nike Adapt intencionalmente por causa das exigências que os atletas colocam em seus tênis", diz Eric Avar, vice-presidente de inovação da Nike. "Durante um jogo de basquete normal, o pé do atleta muda e a capacidade de mudar rapidamente o seu ajuste, soltando o tênis para aumentar o fluxo sanguíneo e depois voltar a apertar para o desempenho, é um elemento chave que acreditamos que melhorará a experiência do atleta."


Quando um jogador calça o Nike Adapt BB, um trem de motor e de engrenagem personalizado detecta a tensão necessária ao pé e ajusta-se de acordo para manter o pé confortável. A resistência à tração do laço sob o solo é capaz de puxar 32 libras de força (aproximadamente igual à de um cordão de pára-quedas padrão) para prender o pé ao longo de toda a amplitude de movimento.

É aí que o cérebro, ou a tecnologia FitAdapt, entra em ação. Com o toque manual ou usando o aplicativo Nike Adapt em um smartphone, os jogadores podem inserir diferentes configurações de ajuste, dependendo dos diferentes momentos de um jogo. Por exemplo, durante um tempo limite, um jogador pode soltar o tênis antes de voltar a apertá-lo ao entrar novamente no jogo. Em um recurso futuro, eles podem até prescrever um ajuste de tensão diferente para aquecimentos. Além disso, os jogadores podem optar por atualizações de firmware para a tecnologia FitAdapt assim que estiverem disponíveis, aprimorando a precisão de ajuste para os jogadores e fornecendo novos serviços digitais ao longo do tempo.




Similar ao HyperAdapt 1.0, o Nike Adapt BB foi submetido a uma série de testes, incluindo testes de impacto, temperaturas intensas, testes de fim de vida que duraram dezenas de milhares de ciclos, testes à prova d'água para simular os pés mais suados e muito mais.

Veja como os pesquisadores da Nike colocaram um Adapt BB típico ao seu ritmo para torná-lo o tênis mais testado na história da Nike:


O selo final de aprovação ainda precisava vir de jogadores nos níveis mais altos do esporte.


Jayson Tatum usando o Nike Adapt BB:

"Ser um dos primeiros atletas a usar o tênis e ser escolhido como um representante do futuro do basquete da Nike significa muito. Que o aplicativo permite a habilidade de colocar o tênis e tocar no botão, mudar as cores, ver o percentual na bateria ... é legal. "

É por isso que a equipe de design da Nike convidou um grupo de elite de jogadores profissionais, incluindo o pequeno atacante do Boston Celtics Jayson Tatum, para a Nike World Headquarters, em Oregon, para uma série de treinamentos e jogos, colocando o tênis em um exaustivo período de testes.

"O insight original de Bill Bowerman foi que o ajuste é a base do desempenho atlético", diz Avar. "O Nike Adapt BB ajuda o atleta a encontrar o seu ajuste personalizado e fornece bloqueio, sensação e tração intransigentes durante todo o jogo, mas sabíamos que só seria validado quando os melhores jogadores do jogo o experimentassem."

O Nike Adapt BB é o primeiro produto de desempenho atualizado continuamente da Nike, devido à relação quase simbiótica entre o aplicativo digital do tênis e as atualizações de firmware do equipamento. Como o sistema FitAdapt aprimora a qualidade do ajuste no basquete, o próximo passo será trazer o FitAdapt para outros produtos esportivos e de estilo de vida, cada um com demandas exclusivas de ajuste em diferentes ambientes.

O Nike Adapt BB estará disponível a partir de fevereiro pelo valor de $350, ainda não temos informações de seu lançamento aqui no Brasil.










You Might Also Like

0 comentários

Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *