The Force is Female - Coletivo de basquete feminino ganha quadra revitalizada no centro de SP

10:08:00


A Nike em colaboração com diversos coletivos femininos, revitaliza quadra poliesportiva em pleno centro histórico da cidade de São Paulo. O coletivo de basquete Magic Minas, que conquistou o espaço com muita resistência, busca a democratização na prática esportiva nas ruas da cidade.

A quadra localizada na Rua Major Sertório, 524 - Vila Buarque, foi reinaugurada após a intervenção artística do coletivo Efêmmera – uma rede de empreendedorismo e valorização do protagonismo feminino na cultura de rua. O evento, realizado no sábado (13), contou com diversas atividades esportivas e culturais voltadas a reforçar o protagonismo das mulheres: roda de conversa com a presença da atleta da WNBA Damiris Dantas; coletivos de arte e poesia; jogo amistoso de basquete feminino entre os times Magic Minas e Rachão do Basquete Feminino; show do coletivo Slam das Minas; e encerramento com a DJ Mirian Alves, do coletivo TPM.

Momento que se tornou um marco na história do basquete feminino após ter sido ocupada, em julho de 2017, por um grupo de mulheres que reivindicaram um espaço público para a prática do basquetebol. A iniciativa que contou com o apoio da ex-jogadora Magic Paula, transformou-se no Magic Minas e passou a se reunir todas as semanas na quadra para treinos e jogos de basquete.

O projeto de revitalização da Praça Rotary, assinado pelas artistas da Efemmera, coletivo que atua por mais visibilidade das mulheres na arte de rua, envolveu uma nova iluminação, associada a grafismos e palavras que conectam e reforçam a força do basquete feminino, como fair-play, coletivo, parceria, superação, motivação e força. Para além da arte impactante, a nova quadra é reflexo de como as mulheres estão liderando mudanças no esporte e na arte.

Esta é uma nova fase para as Magic Minas, que esperam o crescimento de integrantes após a inauguração da quadra, projeto que já tinha se iniciado no final de 2017, quando rolou um leilão beneficente entre a Nike e Guadalupe Store com o intuito de arrecadar dinheiro para a reforma da quadra, com a venda de 35 Air Force 1 customizados por influenciados. 






You Might Also Like

0 comentários

Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *