Giannis Antetokounmpo e o processo criativo do Air Zoom Freak 1

22:01:00


29 de novembro de 2017: Giannis Antetokounmpo passa seu dia de folga na Nike WHQ para um curso intensivo de calçados exclusivos. As reuniões servem como ponto de partida para o Nike Air Zoom Freak 1.

Perto do final das sessões, sentado com uma pilha de unidades Zoom Air na frente dele, Antetokounmpo sorri largamente e diz: "Eu não sabia nada sobre esse processo antes de hoje".

As reuniões foram concebidas não apenas para a criação do primeiro calçado exclusivo da estrela grega, mas também para a confecção da marca Antetokounmpo; Isso desencadeou uma série de fluxos de trabalho, inclusive vestuário, calçados e design de logotipo. Cada público com Antetokounmpo segue a filosofia de direção da Nike - ouça a voz do atleta - e combina para toda a gama de produtos na linha Nike inicial do atacante 6 '11 ".

"Eu pensei que íamos conversar com cinco pessoas sobre o que eu gosto em um tênis", ele notou então. "Foi muito mais profundo do que isso. Fiquei surpreso com o número de pessoas envolvidas - o tamanho da equipe e o nível de informações que querem de mim sobre o produto e o que quero representar."

Ouvir a voz do atleta tem níveis de nuance. Conversas diretas, é claro, são parte integrante do processo. O mesmo acontece com a observação - os designers e engenheiros da Nike estão interessados em todas as sutilezas do jogo e da personalidade de um atleta em particular. Seu trabalho é resolver os problemas específicos que a investigação revela. As características que definem o Air Zoom Freak 1 combinam ambos os elementos de "escuta" para criar um tênis que encapsula o ser físico, pessoal e cultural de Antetokounmpo.

The Physical

Brass tacks?  O Nike Air Zoom Freak 1 é um exercício para resolver o movimento de Antetokounmpo. "Ele está usando o espaço com grande eficiência", diz Ross Klein, diretor de criação sênior da Basketball Footwear. "Ele usa o comprimento para tirar o defensor de sua posição. Em uma etapa do euro, por exemplo, ele pode puxar um defensor de um jeito e porque seu passo esquerdo - o passo letal - é tão longo, ele tem uma grande vantagem. "


O footwork associado ao jogo de Antetokounmpo é recebido com um padrão de tração multidirecional que ajuda no posicionamento nos extremos de seus passos laterais - o dedão do pé e o mindinho - bem como atende às necessidades mais tradicionais de uma postura defensiva sólida. Tudo isso é reforçado por um sistema interno de contenção ajudando a manter o pé no lugar, e apoio lateral na forma de um clipe de borracha que se estende desde a sola até a entressola.

Esses elementos sutis são fundamentais para  Antetokounmpo. O que dá ao Air Zoom Freak 1 um caráter visual próprio é o emprego de unidades Zoom Air duplamente empilhadas sob o calcanhar, oferecendo um equilíbrio explosivo de capacidade de resposta e amortecimento.

Alguns desses designs honram o amor da Antetokounmpo por outra linha de calçados de assinatura. "Desde que eu era pequeno, eu tenho usado os tênis do KOBE", diz ele. "O ajuste, a sensação e a função sempre foram confortáveis para mim."

Isso também leva a um novo nível. "Queríamos aumentar a sensação que o Antetokounmpo ama no KOBE", diz Klein.

The Personal

Uma unidade Zoom Air de pilha dupla é uma maneira de traduzir o anexo pessoal em um design. Outra é a formação de um sistema completo de identidade de marca.

"Em um logotipo, você pode juntar muitas coisas e falar sobre sua vida - representar a família, representar a Nigéria e a Grécia. Isso é emocionante", diz Antetokounmpo.

Uma gama completa de logotipos, padrões e tipografia foram desenvolvidos para a marca Antetokounmpo.

Fazer isso é responsabilidade do Global Identity Group (GIG) da Nike, que trabalhou paralelamente à equipe de calçados para criar uma gama completa de logotipos, padrões e tipografia que evocam a história do atleta. Para eles, o design do logotipo é uma arte. "Nosso objetivo é criar formas visuais que identifiquem rapidamente os valores de um atleta", diz Sean Butterly, diretor de arte do Global Identity Group.

Para Antetokounmpo, isso significava equilibrar a história de sua família e as qualidades míticas de sua ascensão esportiva em um único ícone. Para fazer isso, o Grupo de Identidade Gráfica olhou para a Grécia Antiga como inspiração e encontrou uma forma útil nos padrões de trastes gregos.

Em termos de arte histórica, o padrão é conhecido como um meandro e simboliza um fluxo eterno. Para Antetokounmpo, isso serve a um propósito duplo. Na superfície, há uma conexão clara com a estética da antiga Atenas, sua cidade natal. Mais profundamente, representa o caminho de sua família da Nigéria para a Grécia, e depois de Atenas para Milwaukee.

O colapso do logotipo primário da Antetokounmpo
O padrão é construído a partir de uma repetição do logotipo primário Antetokounmpo, um "G" interligado e "A" que dá privilégio hierárquico ao nome da família. O espaço negativo é usado para refletir o caminho sinuoso da jornada do herói, enquanto o canto recortado do "G" faz referência aos talentos atléticos anômalos do Antetokounmpo. Ele é, afinal, apelidado de "Greek Freak" por tudo o que vem com sua singular combinação de comprimento e agilidade.

Complementando o logotipo chave está um sistema de identidade expandido que dá à Antetokounmpo sua própria tipografia única, bem como um trio de logotipos terciários - incluindo um "34" que brinca com a bandeira da Grécia, que aparece no calcanhar Air Zoom Freak 1.

The Cultural

O logotipo da Antetokounmpo define uma premissa para os valores da marca Antetokounmpo. Ele também define a base de como a equipe de vestuário da Nike considera as linhas de roupas exclusivas. Liderado por Samuel Shipley, diretor sênior de criação da Basketball Apparel e designer de vestuário Dustin Mangan, esse esforço é um desafio de filtrar os principais elementos da cultura do basquete - shorts, moletons, etc. - através da história e da herança da Antetokounmpo na vida e no esporte.


"Antetokounmpo tem uma história incrível", diz Mangan. "Seu amor pela Grécia e reverência pela jornada de sua família é um grande combustível para projetar algo único para ele. Podemos unir ideias de luxo e conforto europeus que o encarnam como pessoa."

Os produtos iniciais sob a bandeira Antetokounmpo vão desde as simplistas - celebrações diretas do Grego Freak com uma brincadeira com o logotipo clássico da Nike Futura - até projetos que honram a mistura de influências estilísticas que ele ganhou do envolvimento no esporte e na vida nas ruas de Sepolia. um bairro de Atenas que formava os irmãos Antetokounmpo.

Em sua assinatura curta, o logotipo principal da Antetokounmpo se torna matéria-prima para um corte elegante e emotivo que canaliza o mais exuberante traje esportivo europeu de luxo. Seu tanque usa o logotipo primário como um motivo de relevo nas costas, e a bandeira grega "34" é usada para pontuar os bolsos de sua jaqueta de trilha.

Pode-se pensar que conseguir entrar no clube exclusivo da Nike (uma honra reservada a um pequeno número de jogadores de elite da Nike) complicaria a humildade de Antetokounmpo. Não tão. "Para ser honesto com você, eu nunca sonhei em ter um tênis exclusivo. Crescendo, o objetivo era fazer a NBA, jogar duro e ajudar seu time a vencer. Isso é um bônus", diz ele.

O Air Zoom Freak 1 e o lançamento da linha de vestuário inicial da Antetokounmpo chega as lojas em 29 de junho.












You Might Also Like

0 comentários

Facebook

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *